Info-World - Jogos e Informação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum destinado a RPG e Informações
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Ações por crimes na web crescem 43 vezes

Ir para baixo 
AutorMensagem
wilrobin
Fundador
Fundador
wilrobin


Mensagens : 180
Data de inscrição : 10/11/2008
Idade : 52
Localização : Rio de Janeiro-RJ

Area De Warm
Warm:
Ações por crimes na web crescem 43 vezes Left_bar_bleue0/0Ações por crimes na web crescem 43 vezes Empty_bar_bleue  (0/0)

Ações por crimes na web crescem 43 vezes Empty
MensagemAssunto: Ações por crimes na web crescem 43 vezes   Ações por crimes na web crescem 43 vezes EmptyTer Nov 25, 2008 7:21 pm

Daniela Moreira, de INFO Online
Terça-feira, 25 de novembro de 2008 - 12h37


SÃO PAULO - As ações legais ligadas a problemas na internet no Brasil cresceram de 400, em 2002, para mais de 17 mil atualmente, informou o Superior Tribunal de Justiça.

A lista de processos inclui crimes contra a honra - injúria, calúnia e difamação -, furtos, extorsão, ameaças, violação de direitos autorais, pedofilia, estelionato, fraudes com cartão de crédito e desvio de dinheiro de contas bancárias.

Apesar dos esforços para tipificar e punir os crimes cibernétucos – como o substitutivo do senador Eduardo Azeredo –, para uma parcela dos juristas, a internet não é terra sem lei. Eles defendem que mais de 95% dos crimes podem ser enquadrados na legislação atual, segundo o STJ.

“Os outros 5% para os quais faltaria enquadramento jurídico abrangem transgressões que só existem no mundo virtual, como a distribuição de vírus eletrônico, cavalos-de-tróia e worm”, diz o órgão de justiça em um texto publicado em seu site.

Espalhar boatos eletrônicos sobre pessoas pode se enquadrar no crime de difamação (artigo 139), por exemplo, e utilizar dados da conta bancária de outra pessoa para desvio ou saque de dinheiro pode se enquadrar em furto (artigo 155). O STJ destaca ainda que há artigos para punir injúria, crime contra honra e pedofilia, entre outros.

Crime e castigo

A Justiça gaúcha, por exemplo, que condenou um homem a pagar à ex-namorada indenização por danos morais no valor de R$ 30 mil por ter divulgado mensagens na web chamando-a de garota de programa.

Em Minas Gerais, um tribunal decidiu em favor de um empresário que teve seu negócio de criação de avestruzes difamado no Orkut.

Já o hacker Otávio Oliveira Bandetini foi condenado a 10 anos e 11 meses de prisão por desviar R$ 2 milhões de contas bancárias de terceiros.
Ir para o topo Ir para baixo
http://blog.nettime.com.br
 
Ações por crimes na web crescem 43 vezes
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Info-World - Jogos e Informação :: DeskMod & Informatica :: Noticias-
Ir para: